Semana Nacional de Ciência e Tecnologia volta a ser realizada presencialmente em São Luís

14/10/2022

O maior evento de divulgação científica do Maranhão está de volta na modalidade presencial. A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNTC), tradicionalmente realizada pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), voltará a ser realizada presencialmente na Praça das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.

Entre os dias 18 e 21 de outubro, a Praça das Mercês receberá diversas atividades entre conferências e palestras, mostras científicas, lançamento de livros, oficinas e atividades culturais durante os quatro dias de programação da SNCT 2022.

O evento contará com estandes de instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), além de outras instituições parceiras.

O evento tem como objetivo promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população. A 19ª edição da SNCT tem como tema definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O tema de 2022 propõe a integração da SNCT às comemorações que buscam refletir sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.

Aberto ao público, o evento terá início na noite do dia 18 com a solenidade de abertura e será encerrado no dia 21 com a premiação dos melhores trabalhos apresentados em cada área do conhecimento. 

Professores, pesquisadores da educação básica e superior, estudantes e a sociedade de um modo geral estão convidados para participar dos quatro dias de programação. Para assistir às palestras, rodas de conversa e demais atividades é só se inscrever no local.

Programação

A solenidade de abertura da 19ª SNCT contará com a palestra magna de abertura do Prof. Flávio Dino, “Independência ou Morte: a Ciência e Tecnologia no Brasil”. Além disso, a programação contará com apresentações do Ciência em Show e Robozão a partir do dia 19 de outubro. A programação completa está disponível no site www.semana.secti.ma.gov.br