Programa Cidadão do Mundo leva alunos maranhenses para intercâmbios internacionais
Iniciativa do governo do Maranhão, por meio da SECTI, proporciona oportunidades únicas de aprendizado e intercâmbio para estudantes do estado.
No último sábado, dia 2 de dezembro, foi dado o pontapé inicial para o Programa Cidadão do Mundo, uma iniciativa do governo do Maranhão, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Neste primeiro grupo de embarque, 25 alunos tiveram a oportunidade de viajar para Manchester, no Reino Unido, em busca de experiências enriquecedoras no exterior. Esse é apenas o começo de uma jornada que promete mudar a vida de muitos jovens maranhenses.
E no próximo sábado, dia 9 de dezembro, mais 45 alunos embarcarão com destino a destinos internacionais. Serão 20 estudantes que seguirão para Montpelier, na França, e outros 25 para Newcastle, no Reino Unido. Essas viagens representarão novas oportunidades de aprendizado, conexões e vivências culturais para os jovens maranhenses.
Além disso, no dia 15 de dezembro, está previsto o embarque de mais 30 alunos para Córdoba, na Argentina, completando a primeira etapa do Programa Cidadão do Mundo em sua atual edição. Ao todo, serão oferecidas vagas para 100 estudantes maranhenses em diversas instituições internacionais.
A importância dessa iniciativa não passa despercebida pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Natassia Weba, que expressou sua satisfação com os resultados iniciais do programa: "O Cidadão do Mundo é uma oportunidade única que o governo do Maranhão, por meio da SECTI, oferece aos jovens do nosso estado. Estamos orgulhosos de proporcionar experiências internacionais significativas, que contribuirão para o crescimento pessoal e profissional desses alunos, além de ampliar suas perspectivas para o futuro".
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento regional: "O Cidadão do Mundo é um investimento no futuro do Maranhão. Através desse programa, estamos proporcionando oportunidades de crescimento e aprendizado para os jovens do nosso estado. Estou confiante de que essas experiências no exterior contribuirão para o desenvolvimento de líderes e profissionais capacitados, que impulsionarão o progresso de nossa sociedade".
O Programa Cidadão do Mundo visa estimular a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes maranhenses e instituições internacionais. Por meio dessa iniciativa, o governo do Maranhão busca fomentar o desenvolvimento de jovens talentos e criar oportunidades para que eles se tornem agentes de mudança em suas comunidades e no mundo.
A SECTI continuará trabalhando para fortalecer o Programa Cidadão do Mundo e oferecer novas oportunidades para os jovens maranhenses, consolidando o estado como um polo de educação, ciência e tecnologia.