Estado leva ações de inovação, competitividade e desenvolvimento para a AgroBalsas

Acessar fotos
23/05/2022

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado teve intensa participação na programação do maior evento do agronegócio do Maranhão, a AgroBalsas, realizada no período de 16 a 20 de maio. Foram cinco dias de atividades, exposições e debates.

Participaram da ação, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

A Secti promoveu mais de 53 horas de conteúdos exclusivos em palestras e painéis temáticos ligados à área de inovação, competitividade e desenvolvimento socioeconômico no Maranhão. Foram realizadas oficinas e exposições de projetos do Maratoninha Maker para estudantes da rede pública e privada da região, além de conexão com o ecossistema de inovação de Balsas, por meio de palestras de especialistas em ciência, tecnologia e inovação do Inova Talks, e exposição gratuita do Planetário Móvel permitindo uma experiência única de imersão audiovisual no sistema solar aos visitantes.

A abertura do evento contou com a presença do governador Carlos Brandão que realizou uma visita aos estandes, acompanhou a apresentação de pitchs, exposições e realizou a entrega de um kit de robótica da Maratoninha Maker para o município.

O governador Carlos Brandão observou avanços na área do agronegócio durante sua visita aos estandes e reforçou apoio às atividades do campo. “Tenho muita satisfação em participar de mais uma edição da AgroBalsas e posso afirmar que houve uma evolução grande na área de ciência, da tecnologia e da inovação e quem ganha com este avanço é o produtor rural e a sociedade. Nós, do Governo do Estado, procuramos ajudar em forma de parcerias com financiamentos e diálogos, além da presença de nossos estandes de órgãos focados no agronegócio”, disse.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, falou sobre a participação da Secti no evento. “O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão trouxe para a AgroBalsas um posicionamento referencial em um amplo espaço de exposição com projetos integrados da Secti, UEMA, UEMASUL, Fapema e IEMA, apresentando programas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação, e, resultados conquistados nos últimos anos por meio de 11 startups e negócios de base científica visando o fortalecimento de nossa atuação conjunta na região”, destacou.

Desafio Inov.Agro

Uma das iniciativas mais aguardadas foi a jornada de inovação, chamada de Desafio Inov.Agro, uma jornada imersiva de inovação guiada pela equipe de mentores do Inova Maranhão e que conduziu cerca de 120 jovens universitários e profissionais da região em uma trilha de descoberta e validação de dores, prototipação e validação de soluções de forma ágil, a partir de dores vividas pelos empreendedores ligados ao agronegócio regional.